Quem somos

Fotografia de Luís António Santos

O Communitas é o Think Tank do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Este espaço pretende ser o interface privilegiado de uma postura mais interventiva desta unidade de investigação em Ciências da Comunicação, dando, assim, continuidade ao seu projeto estratégico.

O CECS sempre procurou desempenhar um papel interventivo na esfera pública, adotando os seus membros uma postura muito ativa na vida social e cultural e nas temáticas públicas. Como mais um passo na concretização deste princípio surge, então, o Communitas, assumindo claramente o compromisso de envolvimento social mais ativo do CECS.

Com trabalho reconhecido no contexto nacional e internacional, o CECS tem contribuído de modo crucial para o reforço do campo científico das Ciências da Comunicação. Esta unidade de investigação é a única avaliada pela FCT como “Excelente” nos dois últimos processos de avaliação de instituições I&D.  A sua atividade divide-se em quatro grandes áreas: a investigação, a publicação, a formação e a intervenção. É precisamente nesta última que se enquadra o Communitas.

O site do Communitas foi desenvolvido no âmbito da primeira fase do Projeto Estratégico do CECS com o apoio do  COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007560 e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UID/CCI/00736/2013.