A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa

03 February 2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Wikipedia potencializa a difusão do português como língua de conhecimento. Entretanto  para compreender de que modo esse papel se realiza, e qual o seu real impacto, é preciso antes observar outros fatores que ajudam a explicar melhor a realidade de cada um dos países falantes da língua portuguesa.

É com esta premissa que Pedro Rodrigues Costa, investigador do CECS, se debruça sobre a questão da Wikipédia, e com particular atenção, a versão em português da famosa enciclopédia online, em novo artigo publicado no Communitas. Através de uma leitura atenta dos contextos envolventes de cada um dos países que falam português, como a taxas de penetração da internet, e consequentemente das diversas plataformas online, o artigo procura aferir o quão efetiva é a Wikipédia na difusão do português como língua de conhecimento, ou se este ainda é um papel por cumprir.

Apesar do potencial, a ferramenta não alcança a sua plenitude, tal qual afirma o investigador: “Existem 265 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa. No entanto, atualmente apenas 10.527 são editores e/ou utilizadores (ativos) da Wikipédia em língua portuguesa, isto é, que efetuaram uma ação nos últimos 30 dias. Um valor extremamente baixo: apenas 0,0039%. […] Recordamos que nos Estados Unidos da América foram abertas cerca de sete vezes mais páginas da Wikipédia em português do que em Angola e Moçambique.”

Clique aqui para ver o artigo completo. 

Etiquetas