Associativismo: o desafio de comunicar

29 April 2019

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Carla Cerqueira, investigadora do CECS, explora um dos desafios que se coloca às associações, aquele que se prende com as estratégias de comunicação, num texto sobre associativismo, participação e comunicação.

Imagem de Davide Ragusa (uso livre)

Para a investigadora, a complexidade “vivenciada por estas organizações que possuem múltiplos públicos internos e externos”, coloca muitas questões relativamente à comunicação enquanto área estratégica.

Carla Cerqueira lembra ainda que “maioritariamente se trata de organizações caraterizadas pela ausência ou escassez de recursos para as ações de comunicação”, que vivem dependentes do trabalho voluntário, de financiamentos governamentais ou de escassas entidades financiadoras, o que exige cada vez mais transparência e confiança.

A reflexão, que pode consultar aqui, recorda ainda a celebração do Dia do Associativismo Jovem a 30 de abril, uma efeméride que “surgiu como uma oportunidade para dar a conhecer o movimento associativo em geral (não apenas o associativismo jovem) e para reforçar a sua importância como espaço de cidadania participativa e de aprendizagem social”.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.