About us

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Communitas é o Think Tank do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Este espaço pretende ser o interface privilegiado de uma postura mais interventiva desta unidade de investigação em Ciências da Comunicação, dando, assim, continuidade ao seu projeto estratégico.

O CECS sempre procurou desempenhar um papel interventivo na esfera pública, adotando os seus membros uma postura muito ativa na vida social e cultural e nas temáticas públicas. Como mais um passo na concretização deste princípio surge, então, o Communitas, assumindo claramente o compromisso de envolvimento social mais ativo do CECS.

Com trabalho reconhecido no contexto nacional e internacional, o CECS tem contribuído de modo crucial para o reforço do campo científico das Ciências da Comunicação. Esta unidade de investigação é a única avaliada pela FCT como “Excelente” nos dois últimos processos de avaliação de instituições I&D.  A sua atividade divide-se em quatro grandes áreas: a investigação, a publicação, a formação e a intervenção. É precisamente nesta última que se enquadra o Communitas.

O site do Communitas foi desenvolvido no âmbito do Projeto Estratégico do CECS com o apoio do  COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007560 e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto UID/CCI/00736/2013, sendo atualmente apoiado pelo projeto UID/CCI/00736/2019, financiado pela FCT.