Mariney Pereira Conceição: identidades têm papel relevante na inserção social

26 July 2019

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A investigadora e professora de pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB) ressalta a importância de os indivíduos se reconhecerem a partir da linguagem para se inserirem na sociedade e, a título mais pessoal, fala ainda sobre o uso das narrativas visuais no seu projeto de pós-doutoramento que está a ser desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), na Universidade do Minho.

Entrevista realizada por Rosa Cabecinhas. Captação de som e imagem e edição por Vanessa Cortez.

Para Mariney Pereira Conceição, a identidade tem importância primária para os indivíduos “porque somente quando eu sei quem eu sou, enquanto indivíduo, quando fortaleço o meu lugar de fala, eu sou capaz de me inserir na sociedade”, explica.

A motivação para iniciar a pesquisa neste campo surgiu depois de perceber que, durante muito tempo, os estudos da linguagem eram fechados dentro da área da Língua em si. “A pós-modernidade, esse momento que vivemos hoje, é marcado pela multiculturalidade. São multiculturas, multilínguas, multisemioses, que perpassam as várias áreas.  É gratificante perceber a contribuição que os estudos da linguagem podem trazer para diferentes áreas”, afirma a professora.

Nesta entrevista ao Communitas, Mariney Pereira refere-se ainda ao uso das narrativas visuais no seu projeto de investigação e relata a experiência enquanto investigadora visitante, durante três meses, numa universidade do Hawai, nos Estados Unidos.

Mariney Pereira Conceição é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutora pelo Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília. As suas áreas de atuação envolvem identidades sociais, narrativas multimodais e educação para os média.

E-mail: marineydf@gmail.com