Helena Machado

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Helena Machado é professora catedrática no Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É especialista em Sociologia do Crime, com um enfoque particular nas relações entre os média e o sistema de justiça e nos desafios éticos e societais decorrentes do uso da genética em formas contemporâneas de governação da criminalidade.

Em 2015, foi-lhe atribuída uma Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos para investigação científica de excelência em espaço europeu. A sua investigação  é de natureza transdisciplinar, intersectando os Estudos Sociais da Ciência, a Bioética, a Sociologia e a Criminologia para explorar  de que forma a genética desencadeia desafios acutilantes para a o exercício da cidadania, democracia e controlo social nas sociedades contemporâneas.

Entre a sua obra constam Genética e Cidadania (Afrontamento, 2017), Tracing technologies: Prisoners’ views in the era of CSI  (com Barbara Prainsack, Ashgate, 2012,  Direito, justiça e média – Tópicos de sociologia (com Filipe Santos,  Afrontamento, 2012) e Manual de Sociologia do Crime (Afrontamento, 2008).