Mariana Lameiras

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Doutorada em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2016, é atualmente Fellow na United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV).

Dedica-se à área das Políticas da Comunicação, Electronic Governance e Regulação (dos Media). Ao longo dos anos, envolveu-se em vários projetos de investigação do CECS, nomeadamente “A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC”, “Os 50 Anos do Telejornal” e “Imagens da Infância – Discursos Mediáticos sobre as Crianças em Risco”. É correspondente nacional e colabora com o Observatório Europeu do Audiovisual e com o Institute for Information Law (Universidade de Amesterdão), entidade associada do Observatório Europeu do Audiovisual (Conselho da Europa), através do desenvolvimento de estudos coletivos e da redação regular de artigos para a IRIS – Legal Observations of the European Audiovisual Observatory e para a base de dados Merlin.

Pertence aos Grupos de Trabalho (GT) “Jovens Investigadores” e “Economia e Políticas de Comunicação” da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), ao International Federation for Information Processing, Working Group 8.5 e à  Comunidade ICEGOV, através da qual integra a organização da International Conferences on Theory and Practice of Electronic Governance.

Foi docente convidada da Universidade Católica Portuguesa (UCP – Porto, Escola das Artes) entre 2013 e 2015.

Grupo de investigação: Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais