Patrícia Silveira

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Finalizou o Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho em 2016, na especialidade de Educação para os Media, com a tese “Crianças e Notícias: construindo sentidos sobre a atualidade e o mundo”. Atualmente é Professora Auxiliar Convidada no IADE/Universidade Europeia e Coordenadora Pedagógica do Projeto Educativo Media Lab Diário de Notícias e Media Lab Jornal de Notícias.

Entre a pesquisa que desenvolve constam as seguintes áreas: literacia mediática, participação e cidadania; estudos das audiências; teorias e modelos da comunicação e do jornalismo; e infância, media e atualidade.

Colaborou como docente da Licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, e participou como investigadora no Projeto “e-Media Education Lab”, co-financiado pela União Europeia, e como bolseira de investigação nos Projetos “Escolinhas Criativas” (financiamento pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional) e “A Política das Alterações Climáticas: discursos e representações”(financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Em 2012, realizou um período de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona, durante o qual colaborou com o Projeto EMEDUS – European Media Literacy Education Study`.

É membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) e da European Communication Research and Education Association (ECREA). Venceu o Prémio Mérito Escolar, atribuído pela Universidade do Minho, em 2009.