Paula Lobo

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Investigadora de pós-doutoramento com apoio da FCT, Paula Lobo concluiu o Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo de Psicologia da Comunicação, na Universidade do Minho, em 2011, ensina na Licenciatura em Comunicação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

Estuda temas relacionados com espaço público, género, cidadania e literacia mediática.

 

Informações sobre o projeto de Pós-Doutoramento

Título: Construir pontes entre as narrativas públicas e as experiências privadas – uma perspetiva de género na construção dos média sobre a taxa de natalidade

Orientadores: Rosa Cabecinhas (CECS – UMinho), Maria João Silveirinha (CES – Universidade de Coimbra) e Olga Bailey (Universidade de Nottingham Trent – Reino Unido)

Resumo: Este projeto procura apresentar uma abordagem interativa do papel dos média como plataformas para o debate entre o declínio da taxa de natalidade e as persistentes desigualdades de género, nas esferas públicas e privadas. Estes dois complexos problemas sociais encontram em Portugal um caso particular, onde a taxa de natalidade é a mais baixa da Europa e estudos apontam inclusivamente que as perspetivas de género são raramente incluídas no discurso mediático.

Considerando estes pressupostos, desenvolve-se uma metodologia de ação-investigação que pretende: a) reunir e analisar notícias e documentos públicos; b) analisar redes sociais e depoimentos de intervenientes em entrevistas semi-estruturadas; c) criação de condições para a realização de debates entre jornalistas, investigadores, ONG, entre outros, através de workshops e plataformas online.