ALBA SILVA RODRÍGUEZ: O JORNALISMO MÓVEL TRAZ VANTAGENS E “A ESSÊNCIA DA PROFISSÃO NÃO MUDA”

14 Junho 2019

É preciso saber usar as novas tecnologias e entender quais os benefícios podem trazer ao jornalismo. É o que defende a professora e investigadora da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Alba Silva Rodríguez, em uma entrevista ao Communitas para falar sobre jornalismo móvel.

 Entrevista realizada por Madalena Oliveira e Marisa Mourão. Captação de som e imagem por Marisa Mourão. Edição por Vanessa Cortez.

Segundo a investigadora em comunicação, o jornalismo móvel – ou mobile journalism (MoJo) – trouxe vantagens ao exercício da profissão como, por exemplo, a reunião de diversas ferramentas de captação, edição e publicação de conteúdos em texto, áudio e vídeo num único dispositivo. Além disso, é um recurso que facilita a elaboração de notícias de última hora e as transmissões em direto.

A tecnologia, acredita Alba Silva Rodríguez, não é uma ameaça ao trabalho do jornalista. Apesar da necessidade que os profissionais têm de adaptação aos novos meios, “a essência da profissão não muda”.

Nesta entrevista, a investigadora ressalta ainda que os dispositivos móveis contribuem para o empoderamento dos cidadãos e geram uma maior participação dos mesmos. Alba Silva Rodríguez refere ainda que é interessante para os média ter em conta o que diz a sua audiência e saber integrar esses contributos. “Escutar as vozes do público vai sempre atrair benefícios, vai sempre somar”, afirma.

Alba Silva Rodríguez é jornalista, investigadora e professora de jornalismo na Universidade de Santiago de Compostela. Na instituição, faz parte do grupo de investigação “Novos Medios” e dedica-se à pesquisa em comunicação digital, focando-se no estudo da interlocução mediática nas redes sociais e na evolução do conteúdo jornalístico para dispositivos móveis.

 

Email: alba.silva@usc.es

LinkedIn: https://es.linkedin.com/in/alba-silva-rodr%C3%ADguez-b1209634

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.