Ivone de Lourdes Oliveira: há um apagamento da importância social da comunicação dentro das assessorias

16 Setembro 2019

Professora e investigadora em Comunicação Organizacional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geras (PUC Minas), no Brasil, Ivone de Lourdes Oliveira reflete sobre o papel dos profissionais de Comunicação Organizacional nos tempos atuais e a relevância da conexão permanente entre mercado de trabalho e academia.

Entrevista realizada por Teresa Ruão. Captação de som e imagem por Marisa Mourão. Edição por Vanessa Cortez.

De acordo com Ivone de Lourdes Oliveira, os profissionais de Comunicação Organizacional podem até conhecer a importância social da comunicação, mas há um apagamento disso dentro das empresas. “Eles trabalham muito mais com a perspetiva da disseminação da informação baseada no antigo paradigma informacional, do que nesse paradigma que é hoje o paradigma relacional, da interação”, explica. Para a investigadora é imprescindível que esses profissionais procurem ouvir para lá da voz da organização. É necessário escutar as vozes “de fora”, dos atores sociais, como, por exemplo, pessoas da comunidade, funcionários, Organizações Não-Governamentais (ONGs), etc. “A comunicação com a perspetiva relacional dá mais trabalho. Então, eu acho que, muitas vezes, os profissionais ficam recolhidos dentro dessa perspetiva mais informacional”, completa.

Apesar desse entendimento, a investigadora reforça que já houve grandes avanços no decorrer dos anos. “Acho que já avançamos muito. Está ótimo? Não. Ainda temos muito o que fazer. Mas já avançou muito a perceção da importância da comunicação, da importância social da comunicação e da importância de se estar atento às vozes de fora”.

A professora ressalta ainda que as transformações que acontecem no mercado andam de mãos dadas com os estudos desenvolvidos nas universidades. “Eu não vejo nenhuma mudança que venha do mercado. Eu vejo a mudança que vem da universidade e que leva o mercado a repensar, a se atualizar”.

Atualmente, Ivone de Lourdes Oliveira leciona a disciplina “Processos Interacionais nos Contextos Organizacionais”, no mestrado de Comunicação Social da PUC. Desenvolveu o seu pós-doutoramento pela Université de Toulouse (2013) e doutorou-se em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

E-mail: ivonepucmg@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/ivone-de-lourdes-oliveira-55b32750 

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736259D8 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.