John Downey: o populismo na era da pós-verdade

01 Outubro 2019

O Populismo “é um fenómeno transnacional, que acontece de forma semelhante em todos os países”, diz o investigador britânico, John Downey, que se dedica à investigação na área da Comunicação Política.

Entrevista realizada por Helena Sousa. Captação e edição de som e imagem por Vanessa Cortez.

Interessado em investigar, especificamente, a forma como os populistas usam os média para ganhar apoio do eleitorado, John Downey reflete sobre a vitalidade desta postura no tempo presente. Para o pesquisador são vários os fatores, alguns de dimensão macro e mais relevantes: “Eu acho que há um grande número de pessoas que acham que foram esquecidas; pessoas que vivem economicamente à margem; há crescentes desigualdades em muitas sociedades e as pessoas olham ao redor e sentem que foram deixadas para trás, foram esquecidas, exploradas”.

Para Downey há ainda uma reação cultural. “As pessoas sentem que houve uma mudança cultural e eu acho que reagem ao crescimento das ideias liberais. Vários populistas são anti-gay, têm atitudes de cultura autoritária, que se misturam com um ressentimento económico”, completa.

É nesse contexto de insatisfação que atuam os movimentos políticos e partidos populistas no sentido de explorar e manipular a situação. “Sabem muito bem organizar e adotar uma retórica política que encontra eco entre as pessoas que se sentem desamparadas”.

Quanto ao papel dos média, especificamente do serviço público de jornalismo, o investigador defende que é preciso insistir na verdade para desconstruir a mentira. “Alguns dizem que vivemos na era da pós-verdade, em que os políticos populistas são muito hábeis a manipular emoções. É a política do efeito. E o serviço público de jornalismo, o serviço público de média, talvez se possa concentrar na verdade, na exatidão e na imparcialidade. Num mundo da pós-verdade precisamos todos ainda de continuar a centrar atenções na verdade”, conclui.

John Downey é diretor do Centre for Research in Communication and Culture, em Loughborough, Reino Unido, e é diretor do ESRC Midlands Graduate School Doctoral Training Partnership.

E-mail: j.w.downey@lboro.ac.uk

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.