Alice Delerue Matos

Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Demografia, pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em 2007, Alice Delerue Matos é Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Coordena a equipa portuguesa do projeto europeu SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe.

Centra a sua investigação nas áreas da Sociologia do Envelhecimento, Sociologia da Saúde e Demografia, tendo publicado “O mais importante é ter saúde”: representações sociais sobre o envelhecimento positivo” e “Informal support in Portugal by individuals aged 50+”, ambos em co-autoria.

Membro da direção da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Demografia, e Consultora estrangeira do projeto ELSI-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde e bem-estar dos Idosos Brasileiros), venceu o Prémio de Mérito de Docência, pela Universidade do Minho, em 2008, e o 3º Prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo com o projeto “Bem Envelhecer”, em 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Braga e pela Fundação Bracara Augusta.

Grupo de investigação: Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais