Anabela Carvalho

Doutorada em Geografia, pela University College London, em 2002, Anabela Carvalho é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho onde lecciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente, Comunicação Internacional e Comunicação Política. É a Diretora do Doutoramento da FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade“, que funciona em regime de consórcio com seis centros de investigação nacionais.

A sua investigação centra-se sobre os domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento politico, com particular incidência no tema das alterações climáticas.

Participou na fundação da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), da IECA (International Environmental Communication Association), e é sócia da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e da ECREA (European Communication Research and Education Association), onde foi vice-chair da Secção de Comunicação de Ciência e Ambiente.

Foi ainda a Investigadora Responsável de projetos financiados pela FCT “The Politics of Climate Change: Discourses and Representations” (2005-2008) e “COMPOLIS – ‘Communication and Political Engagement with Environmental Issues” (2013-2014).