Clarisse Pessôa

Clarisse Alves Monteiro Pessôa é doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, com tese intitulada “Educação para os media em contexto escolar: investigação-ação com crianças do ensino básico”. Atualmente, colabora como docente da Licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho e faz a gestão da Comunicação Estratégica de 30 projetos de investigação científica, concebidos no âmbito da parceria Bosch-UMinho.

Participou como investigadora nos projetos científicos internacionais: 1) “Políticas de comunicação, radiodifusão pública e cidadania: subsídios para o desenvolvimento sociocultural em Portugal e no Brasil, financiado pelo convénio de cooperação Científica e Tecnológica realizado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) e 2) “E-Media Education Lab”, Financiado pela União Europeia e em cooperação com parceiros da Bélgica, Itália, França, Finlândia e Inglaterra. Foi, ainda, bolseira de investigação nos projetos “Escolinhas Criativas” (financiado pelo QREN) e “Postais Ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário” (financiado pela FCT).

É membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), do Grupo de Jovens investigadores em Ciências da Comunicação e da European Communication Research and Education Association (ECREA).