Helena Machado

Helena Machado é professora catedrática no Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É especialista em Sociologia do Crime, com um enfoque particular nas relações entre os média e o sistema de justiça e nos desafios éticos e societais decorrentes do uso da genética em formas contemporâneas de governação da criminalidade.

Em 2015, foi-lhe atribuída uma Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos para investigação científica de excelência em espaço europeu. A sua investigação  é de natureza transdisciplinar, intersectando os Estudos Sociais da Ciência, a Bioética, a Sociologia e a Criminologia para explorar  de que forma a genética desencadeia desafios acutilantes para a o exercício da cidadania, democracia e controlo social nas sociedades contemporâneas.

Entre a sua obra constam Genética e Cidadania (Afrontamento, 2017), Tracing technologies: Prisoners’ views in the era of CSI  (com Barbara Prainsack, Ashgate, 2012,  Direito, justiça e média – Tópicos de sociologia (com Filipe Santos,  Afrontamento, 2012) e Manual de Sociologia do Crime (Afrontamento, 2008).