50 anos de liberdade

13 Abril 2023

Portugal está a entrar no ano da celebração do 50º aniversário do 25 de abril. Haverá, certamente, centenas de momentos com um carácter mais ou menos oficial, inúmeros debates e palestras e – espera-se – uma volumosa série de iniciativas mais simples, mais orgânicas, mais representativas de experiências específicas de um local ou uma comunidade.

No primeiro dia deste ano de celebrações, o Communitas propõe, precisamente, integrar esse núcleo de propostas menos exuberantes com uma conversa sobre o lugar da criatividade artística no Portugal que se reconstruiu neste meio século.
Parte significativa do trabalho de resistência e erosão do regime autoritário foi desenvolvido por mãos, vozes e expressões de artistas e parte significativa do trabalho de re-invenção do país fez-se, também, com a ajuda desta comunidade. E sempre em ambiente de escassez de meios, de pouco envolvimento institucional na área e enorme precariedade.

A conversa acontece no próximo dia 26 de abril, às 17h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. Moderada por Pedro Portela, contará com as presenças de Joana Gama, pianista e compositora, Adolfo Luxúria Canibal, letrista e escritor, Eleonor Picas, harpista, e José Miguel Braga, ator e encenador.
A sessão é de participação livre.