A saúde, o jornalismo e a COVID-19

11 Março 2020

Durante as últimas semanas, o Mundo tem sido invadido por notícias sobre o surto de COVID-19. Consciente da importância do papel da Comunicação e do Jornalismo de Saúde em situações de “histeria coletiva”, como muitos lhe chamam, Sofia Gomes, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, apresenta uma reflexão sobre a atuação do jornalismo no campo da saúde.

COVID-19

Fotografia de CDC (Unsplash)

Num artigo em que explora a importância dos média na saúde e da literacia neste campo, a investigadora reconhece a necessidade de um “Jornalismo em Saúde bem pensado e desenvolvido” como forma de aumentar a literacia neste campo, já que “a prevenção só atingirá bons resultados se estiver incluída numa sociedade bem informada sobre questões de saúde”.

Para Sofia Gomes, “a Comunicação e o Jornalismo em Saúde trabalham em prol da saúde dos indivíduos, mas é imprescindível que o façam de um modo direto e proactivo”, já que “a transmissão de informação correta e credível é, pois, essencial num momento como o que vivemos”.

A reflexão da investigadora sobre esta temática encontra-se disponível no seu artigo A saúde, o jornalismo e a COVID-19.