A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa
03 Fevereiro 2021
A Wikipedia potencializa a difusão do português como língua de conhecimento. Entretanto para compreender de que modo esse papel se realiza, e qual o seu real impacto, é preciso antes observar outros fatores que ajudam a explicar melhor a realidade de cada um dos países falantes da língua portuguesa.
É com esta premissa que Pedro Rodrigues Costa, investigador do CECS, se debruça sobre a questão da Wikipédia, e com particular atenção, a versão em português da famosa enciclopédia online, em novo artigo publicado no Communitas. Através de uma leitura atenta dos contextos envolventes de cada um dos países que falam português, como a taxas de penetração da internet, e consequentemente das diversas plataformas online, o artigo procura aferir o quão efetiva é a Wikipédia na difusão do português como língua de conhecimento, ou se este ainda é um papel por cumprir.
Apesar do potencial, a ferramenta não alcança a sua plenitude, tal qual afirma o investigador: “Existem 265 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa. No entanto, atualmente apenas 10.527 são editores e/ou utilizadores (ativos) da Wikipédia em língua portuguesa, isto é, que efetuaram uma ação nos últimos 30 dias. Um valor extremamente baixo: apenas 0,0039%. […] Recordamos que nos Estados Unidos da América foram abertas cerca de sete vezes mais páginas da Wikipédia em português do que em Angola e Moçambique.”
Clique aqui para ver o artigo completo.