A cultura de cancelamento nas redes sociais e o discurso de ódio
05 Maio 2021
Enfrentamos uma realidade em que os nossos discursos e ações estão sob uma constante vigilância por parte da sociedade. Agravada pelo contexto do desenvolvimento tecnológico e a proliferação das redes sociais, tudo aquilo que fazemos encontra-se passível de ser escrutinado no espaço público.
Numa era que parece ser de certezas absolutas, os públicos, que são mais seletivos e exigentes, condenam figuras públicas ou meios de comunicação por opiniões expostas nas redes sociais, principalmente no Twitter.
Este julgamento, em praça pública, não traz bons frutos e acaba por desviar a atenção de um debate aberto e crítico, que tenha por base diferentes opiniões e respeite essa diversidade. Neste contexto, a literacia mediática pode ter um papel importante ao procurar desenvolver capacidades de pensamento, de reflexão e de ação críticas relativamente aos media e às redes sociais. Públicos mais informados e esclarecidos são também mais exigentes não só em relação aos conteúdos que recebem e consomem, mas também em relação aos que produzem e partilham. São também públicos mais abertos ao debate de ideias, que respeitam a diferença e rejeitam e denunciam os discursos de ódio que dão origem ou resultam de práticas de Cancel Culture.
Na semana em que se realiza a 9.ª edição da iniciativa 7 dias com os Media, O MILObs, em parceria com o Communitas e os alunos do 3.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, organizam um debate sobre A cultura de cancelamento nas redes sociais e o discurso de ódio, contando com a presença de Pedro Mexia, escritor; Dora Santos Silva, investigadora do ICNova e Sofia Magalhães e José Miguel Duque, ambos estudantes da Licenciatura em Ciências da Comunicação. O debate acontece no dia 05 de maio, pelas 16h, e tem transmissão no Facebook do MILObs e do Communitas.
Adriana Rodrigues Brito
André Silva Carvalho
Diana Patrícia Senra Gomes
Diogo José Oliveira de Sousa
Micaela Mota Oliveira
Alunos do 3.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação
Por um lado...
- Mostra a importância de se ser mais ativo na sociedade, de (re)agir, não permitindo atos discriminatórios.
- Maior cuidado com o que se publica. Menos impulsividade e mais ponderação.
- As pessoas tornam-se mais conscientes acerca do que pode ou não afetar alguém (ex: piadas sexistas, homofóbicas, entre outros)
- Pode dar um alerta social para problemas como o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia, entre outros.
Por outro...
- Cancelamento de uma pessoa sem fundamento e sem se estar devidamente informado.
- As pessoas têm receio de se expressar e de publicar a sua opinião, com medo de serem mal-entendidas e de serem afastadas ou canceladas.
- Na prática de cancelamento, as pessoas acabam por ser mais agressivas, não dando espaço para o outro explicar o que disse e porquê.
- Acontece, principalmente, nas redes sociais, dando aso a discursos de ódio.
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