A saúde, o jornalismo e a COVID-19

11 March 2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Durante as últimas semanas, o Mundo tem sido invadido por notícias sobre o surto de COVID-19. Consciente da importância do papel da Comunicação e do Jornalismo de Saúde em situações de “histeria coletiva”, como muitos lhe chamam, Sofia Gomes, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, apresenta uma reflexão sobre a atuação do jornalismo no campo da saúde.

COVID-19

Fotografia de CDC (Unsplash)

Num artigo em que explora a importância dos média na saúde e da literacia neste campo, a investigadora reconhece a necessidade de um “Jornalismo em Saúde bem pensado e desenvolvido” como forma de aumentar a literacia neste campo, já que “a prevenção só atingirá bons resultados se estiver incluída numa sociedade bem informada sobre questões de saúde”.

Para Sofia Gomes, “a Comunicação e o Jornalismo em Saúde trabalham em prol da saúde dos indivíduos, mas é imprescindível que o façam de um modo direto e proactivo”, já que “a transmissão de informação correta e credível é, pois, essencial num momento como o que vivemos”.

A reflexão da investigadora sobre esta temática encontra-se disponível no seu artigo A saúde, o jornalismo e a COVID-19.