A Ucrânia e o futuro da Europa

17 February 2023

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A guerra na Ucrânia, que resultou do início da invasão russa a partir do dia 24 de fevereiro de 2022, forçou a Europa a uma alteração substancial de estratégias, em áreas como a política externa, a política energética, a gestão de recursos militares ou até mesmo a admissão de candidaturas a integração.
Em termos diplomáticos, a Europa apresentou-se, neste primeiro ano, com uma postura tendencialmente unificada na condenação dos argumentos russos justificando a invasão da Ucrânia, embora tenha também mantido alguma prudência nos gestos (sobretudo na área do fornecimento de equipamento militar) de modo a evitar um escalar das tensões que resultem num conflito armado direto com a Rússia.

As consequências da invasão da Ucrânia e a forma como a Europa tem sido impactada pela guerra será o tema de debate no próximo evento do Communitas. A conversa acontecerá no dia 23 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 17h30. Será exclusivamente online, através da plataforma Zoom. A participação é livre.

Contaremos com as presenças de Pedro Ponte e Sousa, professor de Relações Internacionais na Universidade Portucalense; Sandra Fernandes, investigadora no Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho; e Luís Miguel Loureiro, investigador e docente do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade.

Link para debate: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93923972147