BASTA COVID-19, BASTA!

11 May 2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Portugal não escapou à dramática contaminação do setor cultural pela covid-19, provocando uma onda de publicações de manifestos, cartas, tomadas de posição e comunicados produzidos pelos vários domínios do setor. Para Manuel Gama, a pandemia pode ser “uma oportunidade” de mudança de paradigma da cultura e das artes portuguesas. 

Rodrigo Ruiz (Unsplash)

No novo artigo do Communitas, Manuel Gama, investigador do CECS e co-coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura do Centro, convoca os inúmeros manifestos, cartas, tomadas de posição e comunicados publicados pelos diferentes grupos do setor cultural, ao longo dos últimos dois meses, para, por um lado, “não nos esquecermos dos múltiplos contributos para fazer face à crise provocada pela pandemia de 2020” e, por outro, “para que Portugal possa ser vir a ser um exemplo positivo nas respostas desiguais que na Europa estão a ser dadas no apoio aos seus sectores culturais“.

É através da apresentação das inúmeras medidas e iniciativas apresentadas por diferentes grupos do setor cultural, onde se enquadram, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos, o SOS ARTE PT, Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal e grupos, formais e informais, que representam trabalhadores da Cultura e das Artes, que Manuel Gama vê uma oportunidade de promoção de “diálogo consistente e consequente entre os diferentes protagonistas do setor cultural português” com impacto positivo em medidas que estão ou virão a ser tomadas por parte do Governo, das autarquias locais e de organizações da sociedade civil.

Clique aqui para ver o artigo BASTA COVID-19, BASTA!.