O que queremos dizer quando falamos de tolerância

17 February 2023

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Abordar o tema da tolerância representa uma tarefa complexa, uma vez que este assunto envolve múltiplas implicações que podem variar conforme o contexto social e cultural em questão. A complexidade da problemática, no entanto, não diminui a importância da sua discussão. Em 16 de novembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) celebra o Dia Internacional da Tolerância, data que nos incita à reflexão e ao diálogo acerca deste assunto.

A tolerância pode ser definida como a capacidade de aceitar as diferenças e respeitar as opiniões e crenças alheias, ainda que elas difiram das nossas. Nesse sentido, a tolerância é um princípio ético e moral que se encontra intimamente ligado à ideia de respeito à diversidade. Todavia, o fato de o termo tolerância abrigar diversas perspectivas e abordagens faz com que a sua compreensão e aplicação não sejam tarefas fáceis.

Apesar das dificuldades que podem surgir no processo de compreensão e aplicação da tolerância, trata-se de um assunto urgente e relevante. O Dia Internacional da Tolerância nos convida a refletir sobre as nossas atitudes e comportamentos em relação ao próximo. Trata-se de um momento para examinar os nossos próprios preconceitos e tentar compreender as perspectivas dos que pensam e agem de forma distinta da nossa. Em última análise, a tolerância é um valor fundamental para a construção de sociedades mais justas e pacíficas, nas quais as diferenças são compreendidas como algo valioso e não como fonte de discriminação ou exclusão.

Por um lado...

Por outro...

POLL CLOSED

  • 0
  • 0
  • 0