De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo

05 January 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“O presente livro, intitulado ‘De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo’, surgiu da constatação de que prevalece uma escassez significativa de publicações (científicas) que explorem, de forma crítica, as articulações entre o género, os média e a sociedade, e procurem construir formas alternativas de pensamento, intervenção e ação.

Enquadrado no âmbito do projeto de investigação “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista” (CECS-UMinho), este livro é composto por três partes principais, cuja estrutura é consonante com o processo triangulado de comunicação mediática, a saber: Produção, Conteúdos e Receção. Em cada parte, após um breve enquadramento da questão central e da auscultação do panorama atual, a atenção será focalizada numa ação abrangente que visa contribuir para a mudança nas dinâmicas organizacionais e nas práticas de produção noticiosa, bem como para o empoderamento dos públicos. Esta publicação inclui, ainda, um glossário breve e um conjunto de recursos úteis que mostram a importância da promoção de perspetivas críticas de género junto dos média informativos e, em geral, na sociedade portuguesa.” [Introdução]

 

Carla Cerqueira, Sara I. Magalhães, Anabela Santos, Rosa Cabecinhas & Conceição Nogueira

2014 | Braga: CECS

ISBN:978-989-8600-28-8