Representações e Práticas de Género

05 January 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“O género faz parte das atividades quotidianas, que ocorrem em contextos interpessoais ou públicos diversos, e dos discursos que aí se produzem. Nesse sentido, é sempre representado e posto em prática em contexto. Os padrões dessas atividades mundanas têm implicações na construção do eu, das identidades e relações sociais, que são muitas vezes tidas como certas e que precisam por isso de uma análise mais cuidada.

Este livro, com contribuições de um grupo internacional de investigadores das ciências sociais e humanas, coloca em realce representações e práticas de género na educação, ciência, saúde pública, literatura, nos média e nas prisões, com as realidades brasileiras a merecerem uma atenção particular. Interrogam-se os regimes de género na formação escolar e nas escolhas de percursos científicos e profissionais; a violência homofóbica na educação; as morais de prazer, de felicidade e de nojo; a regulação da maternidade, parentalidade e da adolescência, e a intersecção do género com a raça e as sexualidades.”

 

Zara Pinto-Coelho, Moisés de Lemos Martins, Manuel Baptista & Sara Maia (Org.)

2015 | Braga: CECS Edição impressa e eletrónica

ISBN:978-989-8600-35-6 (e-book) / 978-989-8600-45-5 (impresso)