Sustentabilidade da Mediação Social
05 January 2018
“A mediação social é atualmente reconhecida e implementada em diversos países de diferentes continentes como um procedimento de gestão positiva e pacífica de conflitos e como um modo de regulação social. Nos países europeus contemporâneos constitui uma modalidade inovadora de intervenção social e de desenvolvimento territorial, adaptada aos novos contextos: precariedade e pobreza, desfiliações sociais, dificuldades de acesso aos bens públicos e às instituições, tensões sociais com origem em diferenças de género, culturais, religiosas e étnicas.
A importância e expansão da mediação social instam dos profissionais e das instituições de formação e investigação a responsabilidade e atenção acrescidas, no sentido de visibilizar as práticas, enquadrá-las e fundamentá-las teórica e metodologicamente.
Os textos que compõem este eBook oferecem um recorte teórico-epistemológico, metodológico e praxiológico, permitindo visibilizar a emergência e desenvolvimento de uma área socioprofissional importante e em expansão e abrir o debate sobre a transversalidade indispensável entre a ação, a formação e a investigação produzida e em curso, favorecendo a comunicação e o trabalho colaborativo entre os diferentes atores que trabalham a Mediação Social. Os contributos dos vários autores – profissionais, estudantes, docentes e investigadores – oferecem e (re) lançam perspetivas diversas e complementares sobre a Mediação Social enquanto área de intervenção, formação e investigação.”
Ana Maria Costa e Silva, Maria de Lurdes Carvalho & Lia Raquel Oliveira (Eds.)
2016 | Braga: CECS
ISBN:978-989-8600-53-0 (ebook) / 978-989-8600-54-7 (impresso)