Sustentabilidade da Mediação Social

05 January 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“A mediação social é atualmente reconhecida e implementada em diversos países de diferentes continentes como um procedimento de gestão positiva e pacífica de conflitos e como um modo de regulação social. Nos países europeus contemporâneos constitui uma modalidade inovadora de intervenção social e de desenvolvimento territorial, adaptada aos novos contextos: precariedade e pobreza, desfiliações sociais, dificuldades de acesso aos bens públicos e às instituições, tensões sociais com origem em diferenças de género, culturais, religiosas e étnicas.
A importância e expansão da mediação social instam dos profissionais e das instituições de formação e investigação a responsabilidade e atenção acrescidas, no sentido de visibilizar as práticas, enquadrá-las e fundamentá-las teórica e metodologicamente.
Os textos que compõem este eBook oferecem um recorte teórico-epistemológico, metodológico e praxiológico, permitindo visibilizar a emergência e desenvolvimento de uma área socioprofissional importante e em expansão e abrir o debate sobre a transversalidade indispensável entre a ação, a formação e a investigação produzida e em curso, favorecendo a comunicação e o trabalho colaborativo entre os diferentes atores que trabalham a Mediação Social. Os contributos dos vários autores – profissionais, estudantes, docentes e investigadores – oferecem e (re) lançam perspetivas diversas e complementares sobre a Mediação Social enquanto área de intervenção, formação e investigação.”

 

Ana Maria Costa e Silva, Maria de Lurdes Carvalho & Lia Raquel Oliveira (Eds.)

2016 | Braga: CECS

ISBN:978-989-8600-53-0 (ebook) / 978-989-8600-54-7 (impresso)