Carlos Camponez: “repensar o jornalismo passa por discuti-lo publicamente”

06 February 2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Para o professor e investigador da Universidade de Coimbra, que se dedica à reflexão sobre ética, deontologia e (auto)regulação dos média, o jornalismo precisa ser debatido de forma mais alargada com todos aqueles que se preocupam com a qualidade da informação. 

Entrevista realizada por Madalena Oliveira. Captação de som e imagem por Marisa Mourão e edição por Vanessa Cortez.

Nesta entrevista ao Communitas, Carlos Camponez explica que a relação entre jornalistas e sociedade se alterou com a chegada das novas tecnologias. E, se no passado o jornalismo foi necessário pela escassez de informação disponível, nos dias atuais passa a ser fundamental por causa do excesso. “Hoje, o jornalismo tem um espaço para se afirmar, um espaço de credibilidade de informação. Se não conseguir, o jornalismo corre o risco de se diluir com esse excesso de comunicação e, do meu ponto de vista, desaparecer”.

O investigador defende ainda a ideia da “mediapolis”, conceito suscitado pelo estudioso da Comunicação Roger Silverstone, que se refere a um espaço em que todas as pessoas preocupadas com a qualidade da informação possam participar e debater. “As questões éticas, as questões da qualidade da informação têm que ser hoje discutidas de uma forma mais alargada, com a própria sociedade civil. No sistema mediático de hoje, os jornalistas estarem sozinhos a discutir as suas questões éticas, os seus problemas socioprofissionais, é colocarem-se numa situação de extrema fragilidade”, afirma.

Carlos Camponez é professor e investigador da Universidade de Coimbra, coordena o Grupo de Investigação de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público e dirige a revista Mediapolis, no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. É ainda membro do Sindicato dos Jornalistas.

E-mail: c.camponez@sapo.pt