Juremir Machado da Silva: “faz sentido falar em defesa da diversidade linguística”

12 January 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Juremir Machado da Silva sublinha a importância da defesa da diversidade linguística. O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul reflete também sobre o papel do jornalismo neste domínio e, a título mais pessoal, fala ainda sobre o seu envolvimento com o mundo académico e jornalístico e as implicações do contacto com estes dois campos.

Entrevista realizada por Luís António Santos. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão.

“Eu acredito que faz sentido falar em lusofonia como faz sentido falar em francofonia, faz sentido falar em defesa da diversidade linguística, porque nós temos um movimento atual que é contraditório”, afirma Juremir Machado da Silva. O professor e jornalista explica que, atualmente, estamos a passar “por uma certa transformação, já confirmada, do inglês como língua franca, especialmente da ciência, dos negócios, da diplomacia”. Este cenário tem, como explica, um ponto positivo – a possibilidade de comunicar sem serem necessários tradutores – e um aspeto negativo – a diminuição da diversidade linguística.

Para Juremir Machado da Silva, a língua é um instrumento de poder. Definir uma determinada língua como a língua de todos é impor mais do que o simples uso de um instrumento de comunicação. Como refere o docente, essa “língua impõe as condições da cultura que ela representa” e, atualmente, estamos perante uma padronização da visão de mundo pela cultura norte-americana.

Falando do papel do jornalismo neste âmbito, o professor recorda que, de maneira geral, o jornalismo reflete as ideologias dominantes e, “hoje, em quase todos os países, os jornalistas estão encantados pela cultura dos Estados Unidos e pela língua inglesa”.

Juremir Machado da Silva é jornalista, historiador e professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). É também cronista, romancista, poeta e ensaísta. Tem um doutoramento em Sociologia. As obras de Juremir Machado da Silva são várias, contando com trabalho no âmbito da temática desta entrevista como, por exemplo, Língua e imaginário: uma questão de comunicação.

 

Email: juremir@pucrs.br

Twitter: https://twitter.com/juremirm

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnOqs_2_YfZoBKZyihxIeog

Correio do Povo: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/