Manuel Fernández Sande: diversidade audiovisual na era digital

13 February 2019

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A era digital é “uma ameaça e, simultaneamente, é também uma oportunidade” para a preservação da memória e da diversidade audiovisual. Este é o entendimento de Manuel Fernández Sande, professor e investigador da Universidade Complutense de Madrid.

Entrevista realizada por Madalena Oliveira. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão.

Manuel Fernández Sande explica que, atualmente, o problema já não é a digitalização, mas sim “a catalogação, a análise desses documentos”. “O conceito moderno de preservação já não indica exclusivamente o que seria a mera conservação”, acrescenta. A preservação deve garantir a recuperação e é neste ponto que, no entender do investigador, encontramos deficiências muito importantes.

No que diz respeito às políticas de comunicação atuais, Manuel Fernández Sande entende que há uma vontade regulatória, mas que os diferentes países que subscreveram a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais “não foram capazes de realizar um desenvolvimento demasiado eficaz e efetivo”.

O investigador destaca ainda dificuldade em medir a diversidade, associando-a à dificuldade de desenvolver políticas públicas eficazes a este respeito e defende que “o grande desafio é passar de um discurso mais reivindicativo da diversidade ao que poderia ser um discurso mais prático aplicado em políticas públicas”.

Especialista na análise de aspetos históricos, económicos e sociais da rádio, Manuel Fernández Sande tem-se dedicado de modo particular à investigação sobre o mercado radiofónico, sobre a comunicação radiofónica no geral e sobre a diversidade audiovisual.

 

Email: manuel.fernandez@ucm.es

Academia.edu: https://ucm.academia.edu/ManuelFernandezSande

Google Scholar: https://scholar.google.es/citations?user=nyHubzMAAAAJ&hl=es