Peter Golding: “Temos tido alguma influência [nas políticas de comunicação], mas menos, penso eu, do que poderíamos ter tido”

19 November 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Peter Golding refletiu sobre o estado da investigação no campo dos média. O impacto na elaboração de políticas de comunicação, a capacidade de os académicos explicarem a atual realidade mediática e de promoverem a ação, bem como o apoio dado à investigação foram algumas das temáticas sobre as quais se debruçou o professor nas universidades de Northumbria e de Newcastle.

Entrevista realizada por Luís António Santos. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão.

Para Peter Golding, a investigação tem tido alguma influência na generalidade das políticas de comunicação. Todavia, no seu entender, esta influência é menor do que poderia ser se não houvesse um controle tão grande das corporações privadas multinacionais no campo das comunicações na Europa.

O especialista destacou ainda o aumento nas desigualdades no acesso à informação e lembrou que a investigação tem apontado alguns problemas graves neste domínio. Todavia, o professor disse não estar seguro se as políticas responderam de forma construtiva e positiva a esta questão.

Peter Golding é um sociólogo britânico, um dos mais notáveis especialistas no campo dos média. É professor nas universidades de Northumbria e Newcastle e lidera um comité da European Communications Research and Education Association (ECREA) que analisa as mudanças no apoio dado à investigação no campo dos média na Europa.

 

Email: peter.golding@northumbria.ac.uk