Ulrike Felt: ciência, tecnologia e desafios da sociedade contemporânea

02 January 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ulrike Felt faz uma reflexão alargada em torno da ciência e da tecnologia nas sociedades modernas, evidenciando alguns desafios da atualidade. A investigadora perspetiva a interação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e fala um pouco do seu trabalho. A relação entre a política e a produção de conhecimento, a importância das Ciências Sociais e da participação pública são outros dos assuntos abordados.

Entrevista realizada por Emília Araújo. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão

“É extremamente importante manter o diálogo entre a produção de conhecimento e a elaboração de políticas”, afirma Ulrike Felt. A investigadora destaca a importância de os decisores políticos atenderem à complexidade da realidade que é objeto da sua governação porque “têm de construir um ambiente político que admita a diversidade de valores e a multiplicidade de ações a desenvolver”. Por isso, Felt questiona-se sobre a sustentabilidade. Segundo a investigadora,  atualmente, o paradigma de investigação é orientado pelo lucro, sendo necessário um equilíbrio, de modo a sermos capazes de ter o conhecimento que realmente é necessário para enfrentar os desafios do futuro.

Na sua entrevista ao Communitas, a investigadora reflete também, entre outras questões, sobre o papel das Ciências Sociais na sociedade da tecnociência, referindo que aquelas se têm tornado importantes, pois os decisores políticos  já compreenderam a complexidade sociocultural que os fenómenos tecnológicos envolvem. Assim, Ulrike Felt sublinha que as  Ciências Sociais tem de continuar a ser criticas em relação  à inovação e à sedução da tecnociência, de modo a  serem capazes de contribuir efetivamente para soluções ajustadas ao futuro das sociedades.

Ulrike Felt é professora de Estudos da Ciência e da Tecnologia na Universidade de Viena e também Presidente da EASST (European Association for the Study of Science and Technology). Desenvolve investigação na área dos Estudos Sociais da Ciência, tendo publicações sobre a importância da participação pública na ciência, a promoção da cultura científica e a relevância da política para a ciência.

 

Email: ulrike.felt@univie.ac.at

Twitter: https://twitter.com/Ulrike_Felt

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Ulrike_Felt

Academia.edu: https://univie.academia.edu/UlrikeFelt