“Três anos de Acordo de Paris – onde estamos?” em debate

26 November 2018

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Três anos de Acordo de Paris – onde estamos?” é o tema do próximo debate promovido pelo think tank do CECS, Communitas. A discussão terá lugar no próximo dia 12 de dezembro de 2018.

O evento decorrerá no Auditório de Engenharia II da Universidade do Minho (Campus de Gualtar), pelas 15h00, e contará com a presença  de João Camargo, coautor do livro Portugal em chamas – como resgatar a floresta, ativista do movimento Climáximo e investigador em alterações climáticas do ICS da Universidade de Lisboa, Cláudia Pascoal, vice-diretora executiva do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho, e de Jorge Leandro Rosa,  investigador integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. A moderação será feita por Anabela Carvalho, investigadora do CECS. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Alcançado a 12 de dezembro de 2015, o  chamado Acordo de Paris é um marco no combate às alterações climáticas. O seu objetivo central é fortalecer a resposta global a esta ameaça, limitando a subida da temperatura global deste século a um valor “muito abaixo de 2ºC” e propondo “prosseguir esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC” acima dos níveis pré-industriais.

Em consonância com o espírito de abertura do conhecimento produzido na universidade à comunidade deste think tank e como já é habitual, este debate também terá expressão online na página do projeto e acolherá opiniões e comentários entre os dias 6 e 19 de dezembro de 2018.