De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo
05 Janeiro 2018
“O presente livro, intitulado ‘De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo’, surgiu da constatação de que prevalece uma escassez significativa de publicações (científicas) que explorem, de forma crítica, as articulações entre o género, os média e a sociedade, e procurem construir formas alternativas de pensamento, intervenção e ação.
Enquadrado no âmbito do projeto de investigação “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista” (CECS-UMinho), este livro é composto por três partes principais, cuja estrutura é consonante com o processo triangulado de comunicação mediática, a saber: Produção, Conteúdos e Receção. Em cada parte, após um breve enquadramento da questão central e da auscultação do panorama atual, a atenção será focalizada numa ação abrangente que visa contribuir para a mudança nas dinâmicas organizacionais e nas práticas de produção noticiosa, bem como para o empoderamento dos públicos. Esta publicação inclui, ainda, um glossário breve e um conjunto de recursos úteis que mostram a importância da promoção de perspetivas críticas de género junto dos média informativos e, em geral, na sociedade portuguesa.” [Introdução]
Carla Cerqueira, Sara I. Magalhães, Anabela Santos, Rosa Cabecinhas & Conceição Nogueira
2014 | Braga: CECS
ISBN:978-989-8600-28-8