Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação

05 Janeiro 2018

“O conjunto de trabalhos que consubstancia este e-book traduz, em particular, o resultado das reflexões a que nos propusemos na sequência do atelier, realizado em outubro e novembro de 2013 no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UMinho) cujo título foi “ciclo de Formação ‘Navegar é preciso’: os desafios de mestrandos e doutorando no processo de escrita/pesquisa/autoria de dissertações e teses”. Com essas atividades visava-se, de modo particular, discutir os desafios envolvidos no processo de escrita/pesquisa/autoria de dissertações e teses, por meio de análise de narrativas pessoais e exercícios de escrita reflexiva. Foram realizados cinco encontros nos quais se debateram temas/questões como: 1) os desafios da escrita de dissertações e teses; 2) modos de endereçamento/interlocutores no processo de escrita/pesquisa/autoria; 3) os desafios da relação orientador/orientando no processo de produção do conhecimento; 4) autoria e a constituição da maioridade/autonomia. Na sessão final buscou-se sintetizar as discussões dos encontros anteriores.” [Introdução]

 

Adriano de Oliveira, Emília Araújo & Lucídio Bianchetti (Orgs.)

2014 | Braga: CECS

ISBN:978-989-8600-25-7