Filip Vostal: o tempo e a produção de conhecimento

02 Janeiro 2018

Filip Vostal reflete sobre o tempo na academia, sobre a sua relação com a produção do conhecimento. Numa entrevista ao Communitas, fala sobre a importância de se estudar esta temática e deixa algumas sugestões de estratégias que poderiam ser desenvolvidas no sentido de tornar o tempo num elemento mais consciente na gestão das universidades.

Entrevista realizada por Emília Araújo. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão.

Para o investigador, uma das questões centrais para se entender a academia e a ciência hoje prende-se com a compreensão do tempo, nas suas múltiplas dimensões. No seguimento das abordagens ao tempo na ciência e na investigação, Filip Vostal considera ser fundamental às universidades ponderarem e terem uma politica de tempos, que represente e tenha em conta os diversos ritmos e temporalidades que se cruzam no quotidiano destas organizações singulares, dedicadas ao conhecimento e ao ensino.  A necessidade de tornar o tempo um elemento de análise institucional é um dos focos da entrevista ao Communitas.

Filip Vostal é investigador do Centro de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Filosofia da Academia Checa de Ciências, tem um doutoramento em Sociologia e é autor do livro “Accelerating Academia: The Changing Structure of Academic Time” (2016). Como explica, os seus “principais interesses podem ser identificados como sendo uma combinação da sociologia do tempo e da sociologia da ciência”.

 

Email: vostal@flu.cas.cz

Twitter: https://twitter.com/filvos

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Filip_Vostal

Google Scholar: https://scholar.google.cz/citations?user=BA91JQ4AAAAJ&hl=en