Ideias

Temas

Francisco Campos Freire: O serviço público audiovisual tem de se adaptar à sociedade digital

O grande desafio dos serviços públicos audiovisuais é adaptarem-se à realidade tecnológica de uma sociedade digital com formas de consumo distintas, defende Francisco Campos Freire. […]

BASTA COVID-19, BASTA!

A contaminação do setor cultural pela COVID-19 está a revelar-se dramática um pouco por todo o mundo. Em Portugal, aos constrangimentos provocados pelo inesperado da […]

Rumo à imitação sustentável?

De perdigoto em perdigoto, um vírus simples forçou a paragem da relação produção-consumo, desagregando o social que havia sendo formado no último século. Daqui nascem […]

Como será o amanhã?

Este texto propõe reflexão a partir das inseguranças e do clima de medo sobre o que está por vir, tomando como referência as “tragédias” que […]

Nem a morte nos reúne

Uma epidemia global, abrupta, sem termo. O vírus não se vê, não se ouve, nem se toca, mas apodera-se de nós. Contamina a um ritmo […]

Questões de tempo e espaço: Do teletrabalho, ao “ficar em casa”, passando pelo confinamento

O teletrabalho propõe um conjunto de alternativas ao uso do tempo e do espaço de trabalho remunerado e tem sido usado como estratégia para a […]

“O passado tranquiliza, o futuro mete medo” – reflexões sobre o impacto social da pandemia da Covid-19, a partir do livro ‘O futuro tem futuro’, de Jacques Séguéla (1998)

O ano mil, como evidenciou Georges Duby no livro homónimo que escreveu (2002), foi vivido por um povo aterrorizado e pela iminência do fim do […]

O caso Tylenol e o valor da Comunicação de Crise: é tempo de colocar as pessoas em primeiro lugar!

Quando em 1982 a Johnson & Johnson enfrentou uma grave crise em resultado da adulteração criminosa de embalagens do seu medicamento Tylenol, com cianeto, em […]

A saúde, o jornalismo e a COVID-19

O ser humano preocupa-se com a sua saúde e ao fazê-lo procura prevenir a doença. Enquanto cientistas sociais, podemos (e devemos) equacionar o modo como […]

1 2 3 5 6