Peter Golding: “Temos tido alguma influência [nas políticas de comunicação], mas menos, penso eu, do que poderíamos ter tido”

19 Novembro 2018

Peter Golding refletiu sobre o estado da investigação no campo dos média. O impacto na elaboração de políticas de comunicação, a capacidade de os académicos explicarem a atual realidade mediática e de promoverem a ação, bem como o apoio dado à investigação foram algumas das temáticas sobre as quais se debruçou o professor nas universidades de Northumbria e de Newcastle.

Entrevista realizada por Luís António Santos. Captação e edição de som e imagem por Marisa Mourão.

Para Peter Golding, a investigação tem tido alguma influência na generalidade das políticas de comunicação. Todavia, no seu entender, esta influência é menor do que poderia ser se não houvesse um controle tão grande das corporações privadas multinacionais no campo das comunicações na Europa.

O especialista destacou ainda o aumento nas desigualdades no acesso à informação e lembrou que a investigação tem apontado alguns problemas graves neste domínio. Todavia, o professor disse não estar seguro se as políticas responderam de forma construtiva e positiva a esta questão.

Peter Golding é um sociólogo britânico, um dos mais notáveis especialistas no campo dos média. É professor nas universidades de Northumbria e Newcastle e lidera um comité da European Communications Research and Education Association (ECREA) que analisa as mudanças no apoio dado à investigação no campo dos média na Europa.

 

Email: peter.golding@northumbria.ac.uk