Jornalismo e Catástrofes
18 Novembro 2024
No próximo dia 29 de novembro, pelas 16h00, no Auditório da Escola de Engenharia (UMinho-Gualtar, edf.16), o Communitas organiza uma conversa sobre jornalismo e catástrofes. Este evento visa fornecer um espaço aberto para discussões fundamentadas sobre a atividade e estratégias da proteção civil, o caráter mediático das catástrofes ambientais, e o olhar crítico da ciência sobre o impacto da cobertura noticiosa de eventos climáticos extremos na sociedade civil.
A cobertura jornalística de eventos climáticos extremos, em especial a cobertura televisiva, tem crescido nas últimas décadas, resultando dos impactos negativos observados na biodiversidade. Os media que despendem mais tempo na cobertura de catástrofes ambientais são muitas vezes criticados pela excessiva espetacularização, sobretudo quando os acontecimentos envolvem vidas humanas.
O debate conta com a participação de Júlio Melo, Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Esposende e Coordenador do Gabinete Municipal de Proteção Civil de Esposende, José António Pereira, Jornalista da RTP e Professor Assistente Convidado da Universidade da Beira Interior, e Márcia Franz Amaral, Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e investigadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). A moderação estará a cargo de Alice Balbé, investigadora do CECS.
A participação neste evento é livre e tem a duração aproximada de uma hora e meia.