Organizações do Terceiro Setor: “é fundamental comunicar mas de forma transparente”
14 Janeiro 2018
As organizações do Terceiro Setor precisam de comunicar, “mas de forma transparente, sem opacidade, seguindo o imperativo da prestação de contas”. Esta é uma das ideias apresentadas por Sara Balonas, investigadora do CECS, num texto sobre a comunicação estratégica no Terceiro Setor.
A investigadora começa por clarificar algumas ideias feitas sobre as organizações do Terceiro Setor para, de seguida, explorar o papel da comunicação na profissionalização deste setor, lembrando que “sem redes de confiança criadas pela comunicação de forma estratégica, com visão de longo prazo, estas organizações estão mais expostas à crítica e à difamação”. Não esquecendo as temáticas que marcaram a agenda mediática em 2017, Sara Balonas reflete ainda sobre como criar um sistema de “vacinação” com o auxílio da comunicação estratégica para evitar o efeito de contágio a partir de casos como o da Raríssimas e, consequente, descredibilização destas organizações.
A análise da investigadora sobre esta temática está disponível no seu artigo Organizações do Terceiro Setor: de invisíveis a transparentes.